Mensagem de Boas Vindas

casamento joao i e filipa lencastre 1

Cara Concidadã e Caro Concidadão,

Bem-vindos à página virtual do Consulado-Geral de Portugal em Manchester. Informamos que foi retomado, de forma faseada e progressiva, o atendimento presencial nas nossas instalações. Chamamos, contudo, a sua atenção para as seguintes alterações ao funcionamento deste Consulado-Geral:

  • O atendimento efetua-se por marcação prévia obrigatória, incluindo para levantamento de documentos;
  • Os atos consulares (incluindo o levantamento de documentos) poderão ser agendados através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível aqui. manual de agendamento está disponível emportuguês e eminglês;
  • Em caso de dificuldade no agendamento de marcações, deverá contactar o Centro de Atendimento Consular através do telefone 020 34 33 36 24, ou preenchendo o formulário de contacto disponível aqui
  • Recomendamos, ainda, a leitura das perguntas frequentes disponíveis aqui

 

  • Para informações sobre atos consulares, clique aqui;
  • Para informações sobre os atos consulares que poderá realizar a partir da sua casa, clique aqui;
  • Para informações sobre o BREXIT, clique aqui;
  • Para informações sobre viagens no quadro da COVID-19, clique aqui;
  • Para informações sobre a Segurança Social portuguesa, clique aqui
  • Se necessitar de assistência em situações de comprovada urgência, clique aqui.

Mais notíciasNotícias

sessao_de_esclarecimento_final-02_002_002.png

No próximo dia 27 de abril, às 18h00, os Consulados Gerais de Portugal em Londres e em Manchester, em cooperação com a Delegação da União Europeia em Londres, realizarão uma sessão de esclarecimento sobre o EU Settlement Scheme para os cidadãos portugueses residentes no Reino Unido. Esclareça as suas dúvidas com o advogado especialista em imigração, Chris Desira.

A sessão decorrerá na página de Facebook da Delegação da União Europeia em Londres, acessível aqui

sabados.jpg

Em face da evolução da situação sanitária e das medidas decretadas pelas autoridades britânicas, e dando continuidade às iniciativas de apoio à comunidade portuguesa no quadro do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, informamos que o Consulado-Geral retomou o atendimento aos Sábados, das 09:15 às 12:30 e das 14:10 às 15:45.

O Consulado-Geral estará aberto durante os seguintes sábados,

10-04-2021 29-05-2021
17-04-2021 05-06-2021
24-04-2021 12-06-2021
08-05-2021 19-06-2021
15-05-2021 26-06-2021
22-05-2021  

O atendimento efetua-se exclusivamente por marcação prévia obrigatória.  O agendamento deverá ser realizado através do Portal das Comunidades Portuguesas. Se tiver dificuldades em agendar a sua marcação, preencha o formulário de contacto disponível aqui.

Durante a semana, o Consulado-Geral manterá o horário de atendimento alargado, das 08:15 às 12:30 e das 14:10 às 17:15.

cc.png

Se solicitou a emissão de um Cartão de Cidadão há menos de um ano com levantamento no Consulado-Geral de Portugal em Manchester, poderá agora requerer que esse documento lhe seja entregue numa morada no Reino Unido.

No caso de se tratar do Cartão de Cidadão de um menor, o requerimento terá de ser feito por quem detém as responsabilidades parentais.

Se renovou o seu Cartão de Cidadão online não poderá aderir a este serviço e terá de deslocar-se ao Consulado para proceder ao seu levantamento, com agendamento prévio. Para agendar uma marcação, preencha o formulário disponível aqui.

***

O envio do Cartão será feito por via postal (Royal Mail), na modalidade Secure Mail, e terá um custo de £ 6.85 por cada Cartão a expedir. O pagamento deverá ser realizado através de Postal Order emitido à ordem do Consulado-Geral de Portugal em Manchester.

O Cartão de Cidadão terá de ser obrigatoriamente entregue ao titular ou, no caso de menores, a quem detém as responsabilidades parentais.

Se não estiver em casa para receber o seu Cartão de Cidadão, o Royal Mail deixará uma notificação de tentativa de entrega para que possa levantar o documento presencialmente no Post Office indicado. Em caso de devolução do Cartão de Cidadão ao Consulado-Geral de Portugal em Manchester, terá de proceder ao levantamento presencial, com agendamento prévio. Para agendar uma marcação, preencha o formulário disponível aqui.

***

Para requerer o envio do seu Cartão de Cidadão deverá seguir os seguintes passos:

1)  Preencher e imprimir o modelo de requerimento:

  • Modelo de requerimento para ADULTOS, clique aqui; 
  • Modelo de requerimento para MENORES, clique aqui

2)  Remeter o requerimento preenchido, datado e assinado, em conjunto com o Postal Order no valor de £ 6.85 por cada cartão, pelo correio para a seguinte morada: Consulate-General of Portugal in Manchester, 1 Portland Street, 2nd Floor, Manchester, M1 3BE

Deverá remeter um requerimento por cada Cartão de Cidadão a enviar. 

 

Na área de jurisdição deste Consulado-Geral, a votação presencial decorre durante os dias  23 e 24 de janeiro de 2021, entre as 08horas e as 19horas, nos seguintes locais

  • Seção de voto n.º 1:Consulado-Geral de Portugal em Manchester, sito em 1 Portland Street, 2nd Floor, Manchester, M1 3BE. Votam nesta secção de voto todos os eleitores recenseados nos cadernos eleitorais de Manchester e Ilha de Man;
  • Secção de voto n.º 2Consulado-Honorário de Portugal em Belfast, sito em MMayfair Business Park, 193 Carvaghy Road, Portadown, BT62 1HA, Irlanda do Norte.Votam nesta secção de voto todos os eleitores recenseados nos cadernos eleitorais de Belfast

Após confirmação junto das autoridades locais, o Consulado-Geral de Portugal em Manchester informa que as deslocações para exercício do direito de voto estão, nos termos da legislação aplicável em cada uma das 4 Nações, autorizadas. Sem prejuízo, os cidadãos podem, querendo, descarregar aqui uma autorização de deslocação.

Para mais informações, consulte as páginas virtuais do Governo Inglês(aqui), do Governo da Escócia (aqui), do Governo do País de Gales (aqui), do Governo da Irlanda do Norte (aqui) e do Governo da Ilha de Man (aqui).

***

Nos termos do disposto na Constituição da República Portuguesa (n.º 2 do artigo 124.º) e na Lei Eleitoral do Presidente da República (n.ºs 1 e 2 do artigo 70.º), na eleição do Presidente da República o direito de voto é exercido presencialmente e diretamente pelo cidadão eleitor

O local de voto de cada eleitor é definido pela morada constante do Cartão de Cidadão. Recomendamos, por isso, a consulta dos cadernos eleitorais para verificar o local onde deverá exercer o seu direito de voto. Os cadernos eleitorais encontram-se disponíveis para consulta aqui.

Para mais informações, consulte as perguntas frequentes elaboradas pela Comissão Nacional de Eleições e disponíveis aqui.

***

Em cumprimento das regras sanitárias definidas pela Comissão Nacional de Eleições, é obrigatória a utilização de máscara no interior dos locais de voto, os eleitores terão de higienizar as mãos à entrada e saída dos locais de voto e devem, preferencialmente, trazer a sua própria caneta.