Posso deslocar-me ao Consulado sem ter previamente agendado uma marcação?
Não. Por forma a assegurar o cumprimento das medidas de desconfinamento progressivo determinadas pelo Governo britânico e para proteção sanitária de utentes e funcionários, o atendimento presencial nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Manchester é realizado exclusivamente através de agendamento prévio obrigatório.
O agendamento de atos consulares é realizado através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível clicando aqui.
APENAS os agendamentos para procurações, reconhecimento de assinatura e certificação de documentos são realizados agendamentos através do email consulado.manchester@mne.pt.
Se tiver dificuldades em utilizar o sistema de agendamento online, recomendamos a consulta do manual de agendamento disponível em português e em inglês.
Se as suas dificuldades persistirem, deverá contactar o Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido, através dos seguintes contactos:
Telefone: 020 34 33 36 24
Formulário
É obrigatória a utilização de uma cobertura facial no interior das instalações do Consulado?
Sim. É obrigatória a utilização de uma cobertura facial, preferencialmente uma máscara.
Pretendo levantar o meu Cartão de Cidadão e / ou Passaporte. É necessário agendar uma marcação?
Sim. Deverá proceder ao agendamento da sua marcação através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível clicando aqui.
Se tiver dificuldades em utilizar o sistema de agendamento online, recomendamos a consulta do manual de agendamento disponível em português e em inglês.
Se as suas dificuldades persistirem, deverá contactar o Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido, através dos seguintes contactos:
Telefone: 020 34 33 36 24
Formulário
Se pretender agendar uma marcação para o levantamento do seu Cartão de Cidadão, deverá selecionar a opção “Documentos de Identificação Civil –> Cartão de Cidadão -> Levantamento do Cartão de Cidadão”.
Se pretender agendar uma marcação para o levantamento do seu Passaporte, deverá selecionar a opção “Documentos de viagem –> Passaporre -> Levantamento de Passaporte”.
Não deverá deslocar-se ao Consulado sem ter previamente agendado uma marcação para o levantamento dos seus documentos.
Encontra mais informações sobre o levantamento de documentos aqui.
Pretendo levantar o meu Cartão de Cidadão e renovar o meu Passaporte. Posso realizar os 2 atos consulares no mesmo dia?
Sim, desde que tenha previamente agendado uma marcação para a renovação do seu Passaporte.
O agendamento de todos os atos consulares é realizado exclusivamente online através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível clicando aqui.
Se tiver dificuldades em utilizar o sistema de agendamento online, recomendamos a consulta do manual de agendamento disponível em português e em inglês.
Se as suas dificuldades persistirem, deverá contactar o Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido, através dos seguintes contactos:
Telefone: 020 34 33 36 24
Formulário
O meu cartão de cidadão caducou após 24-02-2020. Posso renovar o meu Passaporte mesmo tendo o cartão de cidadão caducado?
Sim. Se o seu cartão de cidadão caducou após 24-02-2020, poderá proceder à renovação do seu passaporte.
Se o seu cartão de cidadão caducou em data anterior a 24-02-2020, não poderá proceder à renovação do seu passaporte, devendo agendar uma marcação para a renovação do seu cartão de cidadão.
Encontra mais informações sobre os documentos que deverá apresentar no dia da sua marcação aqui.
O agendamento destes atos consulares é realizado exclusivamente através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível clicando aqui. Não são agendadas marcações para a renovação de Cartão de Cidadão ou Passaporte através de e-mail.
Se tiver dificuldades em utilizar o sistema de agendamento online, recomendamos a consulta do manual de agendamento disponível em português e em inglês.
Se as suas dificuldades persistirem, deverá contactar o Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido, através dos seguintes contactos:
Telefone: 020 34 33 36 24
Formulário
Quanto tempo disponho para levantar o meu Cartão de Cidadão?
1 ano a contar desde a data de emissão.
Pretendo obter informações sobre a realização de um ato consular. O que devo fazer?
Por forma a evitar deslocações desnecessárias, recomendamos a leitura do seprador "marcações" (disponível aqui), onde encontrará informação sobre todos os atos consulares realizados no Consulado. Existem um conjunto de atos consulares que poderá realizar pelo correio, evitando uma deslocação ao Consulado.
Deverá ainda privilegiar os canais de comunicação eletrónicos do Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido: telefone (020 34 33 36 24) e/ou através do formulário.
Poderá, ainda, consultar informação sobre atos consulares aqui.
Como posso saber o preço dos atos consulares no Consulado?
Poderá consular a tabela de emolumentos consulares aqui.
Que atos consulares posso realizar a partir de minha casa?
Para informaççoes sobre os atos consulares que poderá realizar a partir de sua casa, sem necessidade de deslocação ao Consulado, clique aqui.
O(A) meu /minha filho(a) pode viajar apenas com a certidão de nascimento?
Não. A Certidão de Nascimento não é um documento de identificação nem de viagem.
Se ainda não procedeu ao registo de nascimento do seu filho junto do Consulado, deverá, em primeiro lugar, proceder ao agendamento de uma marcação para “Rehisto Civil -> Registo de Nascimento”.
Se já procedeu ao registo de nascimento do seu filho junto do Consulado, deverá proceder ao agendamento de uma marcação para “Dcoumento de Identificação Civil -> Cartão de Cidadão”.
O agendamento de todos os atos consulares é realizado exclusivamente online através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível clicando aqui.
Se tiver dificuldades em utilizar o sistema de agendamento online, recomendamos a consulta do manual de agendamento disponível em português e em inglês.
Se as suas dificuldades persistirem, deverá contactar o Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido, através dos seguintes contactos:
Telefone: 020 34 33 36 24
Formulário
Como posso obter informações sobre o calendário das presenças consulares para o ano de 2020?
O calendário revisto das presenças consulares encontra-se disponível para consulta AQUI.
A realização das presentas consulares está dependente das condições sanitárias e de saúde pública que se verifiquem naquelas datas e nas cidades e nações onde as mesmas decorrerão.
Perdi a carta PIN do meu cartão de cidadão. O que devo fazer?
Se pediu ou renovou o seu cartão de cidadão após 16 de abril de 2018, poderá pedir novos códigos PIN para o seu cartão de cidadão. Este é um ato consular presencial, devendo agendar uma marcação através do Portal das Comunidades Portuguesas (acessível aqui). Selecione a opção "Documentos de identificação civil -> Cartão de Cidadão -> Levantamento de Cartão de Cidadão". No dia da sua marcação, deverá apresentar o seu cartão de cidadão válido, e os documentos necessários à sua inscrição consular (caso ainda não se encontre inscrito). Encontra aqui o valor do emolumentos consular a pagar.
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Se pediu ou renovou o seu cartão de cidadão antes de 16 de abril de 2018, terá de proceder à renovação do seu cartão de cidadão.
Preciso de Passaporte para viajar entre Portugal e o Reino Unido?
Os cidadãos da União Europeia poderão entrar no Reino Unido, pelo menos, até 31 de outubro de 2020, com Cartão de Cidadão, ou Passaporte válidos, sem necessidade de visto, para visitas ou viagens com duração até três meses. Para mais informações relativamente à utilização de Cartão de Cidadão para entrada no Reino Unido após o Brexit, recomenda-se a consulta do página virtual do Governo Britânico: Visting the UK after Brexit.
Os cidadãos que estabeleçam a sua residência no Reino Unido antes do dia 31 de dezembro de 2020 e sejam titulares do estatuto de residente no âmbito do EU Settlement Scheme, poderão continuar a entrar no país com o Cartão de Cidadão válido, até 31 de dezembro de 2025.