Recomenda-se a todos os cidadãos que pretendam viajar para o Reino Unido, que antes de partirem, leiam atentamente a informação constante dos Conselhos aos Viajantes disponível para consulta clicando aqui. Tendo em consideração os recentes desenvolvimentos relativos à pandemia Covid-19, são desaconselhadas as deslocações ao Reino Unido.

***

1) PROIBIÇÃO DA REALIZAÇÃO DE VOOS PROVENIENTES DE PORTUGAL

Por determinação das autoridades britânicas, desde as 4 horas do dia 15 de janeiro, estão proibidas as entradas no Reino Unido de passageiros provenientes de Portugal, como descrito aqui,  

As únicas exceções à proibição de viagens decretada abrangem os nacionais britânicos e irlandeses, e os residentes no Reino Unido, que terão sempre de cumprir 10 dias de quarentena obrigatória à chegada, sem possibilidade de encurtamento com recurso a teste, se tiverem estado ou transitado em Portugal nos 10 dias anteriores.

Estão igualmente isentos da proibição de viagens os motoristas de camiões de mercadorias, para transporte de bens essenciais.

***

2) APRESENTAÇÃO DE TESTE NEGATIVO À PARTIDA E OBRIGATORIEDADE DE QUARENTENA

A partir das 4 horas de 15 e 18 de janeiro, todos os passageiros com destino à Escócia e Inglaterra, respetivamente, serão obrigados a apresentar um teste com resultado negativo para COVID-19, realizado nas 72 horas anteriores ao embarque, nos termos descritos infra: 

  • Escócia, disponível clicando aqui
  • Inglatera, disponível clicando aqui

O embarque de passageiros sem apresentação do resultado do teste será proibido, e os infratores estarão sujeitos a uma multa de £500 à chegada.

***

ADICIONALMENTE, antes de viajarem para o Reino Unido, todos os passageiros, turistas ou residentes, terão obrigatoriamente de preencher um formulário online disponível aqui e indicar os respetivos dados pessoais e de viagem. Aconselha-se a leitura atenta e regular das informações disponibilizadas pelas autoridades britânicas sobre esta medida.

Os passageiros provenientes de Portugal continental que entrem no Reino Unido estão obrigados ao cumprimento de isolamento profilático (quarentena) durante 10 dias, podendo a permanência no local de confinamento por si indicado ser verificada regularmente pelas autoridades policiais e de saúde.

Alternativamente, a partir de 15 de dezembro, os passageiros poderão cumprir uma quarentena de 5 dias, em complemento com um teste findo esse período, nos termos do programa “test to release” conforme descrito aqui.

***

Os Governos das quatro nações do Reino Unido determinaram medidas estritas de confinamento (“lockdown”). A generalidade das atividades económicas está encerrada ou opera sob regras de distanciamento físico, e as deslocações internas e internacionais são proibidas ou condicionadas, com exceções justificadas por motivos de força maior, trabalho presencial essencial, necessidades de saúde e cumprimento de obrigações familiares e legais.

Para informações mais detalhadas sobre a resposta ao novo coronavírus e as restrições em vigor em cada uma das nações, deverá consultar as seguintes páginas virtuais:

  • Inglaterra, clique aqui;
  • Escócia, clique aqui;
  • Irlanda do Norte, clique aqui;
  • País de Gales, clique aqui,

 

= ILHA DE MAN =

A Ilha de Man tem requisitos de entrada distintos, pelo que se recomenda a consulta da página eletrónica do Governo da Ilha de Man disponível aqui

***

O Ministério dos Negócios Estrangeiros preparou um folheto informativo que contém indicações e informações importantes relativamente à realização de viagens indispensáveis ao estrangeiro. Recomendamos a sua leitura atenta antes de partir. O folheto informativo está disponível aqui.

[atualizado a 15-01-2021]