Cônsul Geral de Portugal em Manchester

 

Caras e Caros Amigos/as e Compatriotas,

Por estes dias, estamos em tempos de balanço e de olhar para o futuro.

Deixo-vos um olhar rápido sobre o ano de 2023 no que toca ao nosso trabalho consular, com 5 dados que marcaram o ano:

  1. Fizemos 10 presenças consulares fora de Manchester, em todas as nações do Reino Unido;
  2. Celebrámos o Dia de Portugal na Irlanda do Norte, pela primeira vez nesta nação, em colaboração com a Escolinha de Língua Portuguesa;
  3. Abrimos mais uma cátedra numa universidade (Lancaster), sendo agora 11 as universidades com que trabalhamos na nossa área;
  4. Renovámos mais de 20000 passaportes e cartões de cidadão e ultrapassámos a fasquia dos 5000 vistos concedidos;
  5. Também pela primeira vez, levámos a Portugal o Lord Mayor de Manchester em visita oficial.

Podemos fazer mais e melhor? Podemos, e por isso estamos já a preparar o ano de 2024.

O 1º semestre será marcado por intenso trabalho cívico no plano eleitoral: as eleições regionais dos Açores (fevereiro); as eleições para a Assembleia da República (março) e as eleições para o Parlamento Europeu (junho). Veja no nosso site e acompanhe na nossa página de facebook o que fazer para votar.

O próximo ano será também o momento de festa da democracia, com a celebração dos 50 anos do 25 de Abril.

Prestaremos especial atenção às devolved nations: arrancaremos com a primeira presença consular do ano em Cardiff, no País de Gales, já em fevereiro; teremos uma presença consular reforçada na Irlanda do Norte em abril (não deixe de estar atento às novidades!) e iremos este ano ao norte da Escócia, a Aberdeen e Inverness, procurando reforçar a proximidade com os que vivem mais longe.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, em maio, estará, como sempre, no centro da agenda cultural. E já agora: sabia que há uma secção de literatura lusófona na Central Library de Manchester e outra na Poetry Library da Manchester Metropolitan University?

Continuaremos a trabalhar a dimensão de city-to-city diplomacy, aprofundando o trabalho com Castelo Branco e procurando estender esta parceria a outras cidades.

E as novidades continuarão.

Agradeço a todos e a a todas com quem me cruzei em 2023 e com quem aprendi, que nos desafiaram e nos trouxeram novas ideias. Agradeço igualmente à extraordinária equipa deste Consulado Geral, sem a qual nada (rigorosamente nada) disto seria possível.

E desejo-vos um Bom Ano de 2024, com saúde, tranquilidade e muitas felicidades. Cá estaremos para vos servir.

Cumprimentos amigos,

Duarte Bué Alves

Cônsul-Geral de Portugal em Manchester

Dezembro de 2023

 

  • Partilhe