dba_2.jpg

 

Car@s Compatriotas,

Cheguei a Manchester em setembro de 2021 para assumir as funções de Cônsul Geral. Já aqui tinha estado uma vez há cerca de 25 anos. As memórias eram distantes. Por isso, no primeiro fim de semana, fui fazer um walking tour, com um guia local, que, durante três horas, levou o grupo aos principais marcos da cidade.

Desse par de horas, retenho uma frase que ele nos disse. Citando um texto de 1912, de um juiz e autor inglês, Edward Abbot Parry, definiu Manchester assim: Manchester is the place where people do things.

Fiquei a pensar na frase e no que ela significava, associada ao facto do símbolo de Manchester ser a abelha: símbolo de trabalho, dedicação e empreendedorismo. Nas partidas do mundo por onde andei, de África à Ásia passando pela Europa, sempre reconheci nos portugueses no exterior, estes mesmos traços, reconhecidos pelas comunidades de acolhimento.

Hoje, aqui em Manchester, mas cobrindo uma vasta área de jurisdição que engloba outras nações como a Escócia, a Irlanda do Norte, o País de Gales e a Ilha de Man, é esse o meu ponto de partida e a minha inspiração. As marcas de Portugal na paisagem da cidade, como as colchas de Castelo Branco (de Cristina Rodrigues) na Catedral são apenas um exemplo.

A cidade que nos recebe sempre se destacou em vários domínios, desde o berço da revolução industrial, aos clubes do futebol; da música extraordinária ao precursor da computação e da inteligência artificial Alain Touring; do caminho pela diversidade e inclusão que vai das sufragistas ao movimento LGBTI+.

Hoje vivemos aqui, no coração do Reino Unido. Somos dezenas de milhares de portugueses e luso-descendentes, que trabalham, estudam, aqui vivem, estão sós ou com as suas famílias, cada um(a) com o seu percurso.

O Consulado está aqui para vos servir, esperando que esta página vos possa guiar e trazer as informações de que necessitam. Procuraremos corresponder às necessidades da forma mais célere e eficaz possível, beneficiando crescentemente dos processos de digitalização, mas sem nunca esquecer que servimos as pessoas e é por elas que aqui estamos.

Até breve

Duarte Bué Alves

Cônsul Geral em Manchester

  • Partilhe