No dia 30 de janeiro, teve lugar a assinatura do protocolo de cooperação com o município de Wrexham (no norte do País de Gales), que contou com a presença de representantes de associações portuguesas locais.

sec. estado wrexham

Fonte: http://www.wrexham.com/news/uk-first-as-wrexham-council-sign-co-operation-protocol-143946.html

 

O Presidente do Município, Senhor Mark Pritchard, regozijou-se com o evento, que qualificou de memorável, considerando que a comunidade portuguesa, que estimava em cerca de 2.000 elementos, sairia beneficiada, aprofundando-se a relação existente.

O Senhor Secretário de Estado, na intervenção que proferiu, destacou tratar-se do primeiro protocolo do seu género estabelecido com um município do Reino Unido, saudando a circunstância de este mecanismo de cooperação institucional complementar o serviço prestado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Consulado-Geral em Manchester, contribuindo para a melhor satisfação das necessidades da comunidade.

Acrescentou que a entrada em vigor do protocolo teria já expressão no apoio que o município daria às presenças consulares agendadas para 16 de fevereiro e 2 de novembro, mas que o alcance deste instrumento não se esgotava nesse importante apoio logístico, podendo a cooperação incluir os domínios cultural, empresarial e social. 

  • Partilhe