img-20200925-wa0000.jpg

Foi concluída, com sucesso, a presença consular em Edimburgo. Verificou-se uma grande adesão da comunidade, tendo sido atendidos 281 cidadãos.

Esta deslocação a Edimburgo insere-se no plano de retoma das presenças consulares na área de jurisdição do Consulado-Geral em Manchester, que haviam sido suspensas por razões sanitárias decorrentes da atual situação de pandemia.

Com o apoio dos serviços internos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi possível organizar uma presença consular de formato diferente: a equipa foi aumentada de dois para três elementos, permitindo operar duas unidades de recolha de dados biométricos, com horário de atendimento alargado.

Para assegurar o respeito pelos protocolos sanitários em vigor, garantindo a proteção de utentes e trabalhadores, foram construídos écrans portáteis em acrílico ajustados às dimensões dos equipamentos. Nas duas salas de atendimento, foi disponibilizado álcool-gel e todos os intervenientes utilizaram máscara.

O atendimento assentou num agendamento prévio, evitando-se a aglomeração de cidadãos, sem que tivessem deixados de ser resolvidos todos os casos urgentes que se apresentaram sem marcação.   

Para além do serviço consular tradicional, a equipa prestou esclarecimentos sobre a candidatura ao novo estatuto de residente  no âmbito do BREXIT/European Union Settlement Scheme.

  • Partilhe