No passado sábado, 5 de maio, em Portadown, na Irlanda do Norte, o Consulado-Geral de Portugal em Manchester realizou uma sessão de esclarecimento sobre o estatuto dos cidadãos portugueses no Reino Unido em contexto pós-Brexit.
Tratou-se da primeira iniciativa do seu género conduzida na Irlanda do Norte por um Estado-membro da União Europeia.
Esta sessão contou com o apoio do Cônsul-Honorário em Belfast e com a presença de um perito em matéria de imigração, em representação da Comissão Europeia.
A sessão de esclarecimento foi dividida em dois momentos: de manhã, conduzida em tétum, e de tarde em língua portuguesa. No total, estiveram presentes 85 cidadãos.
A sessão foi muito participada, tendo sido formuladas questões que envolveram vários temas, entre os quais a autorização permanente de residência, o settled status e a temporary residence permit.
Foi sublinhada a importância de os cidadãos portugueses: (i) efetuarem, quanto antes, a inscrição consular, (ii) manterem válidos os documentos de identificação e de viagem e (iii) organizarem um arquivo com documentos que façam prova de residência e de início da atividade profissional no Reino Unido.
Os participantes expressaram o seu agrado por ter sido levada a cabo esta sessão de esclarecimento, que consideraram muito útil.