Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora é uma entidade vocacionada para identificar, apoiar e facilitar o micro e pequeno investimento com origem nas Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes dirigido a Portugal, acompanhar projetos em curso ou em perspetiva e estimular e orientar as iniciativas de internacionalização de empresas de base regional, da referida dimensão.

Entre as iniciativas do Gabinete encontra-se o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), o qual tem como linhas de ação:

- reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes;

- apoiar o investimento da Diáspora em Portugal;

- contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior e para o seu desenvolvimento económico;

- fazer das comunidades portuguesas um fator de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia portuguesa.

Uma das medidas que integram o PNAID é também a criação do Estatuto do Investidor da Diáspora, que possibilita a elegibilidade para apoios e incentivos próprios com benefícios adicionais para investimentos no interior do país, de um Guia de Apoio e de uma Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Todas as informações sobre o PNAID, bem como o formulário que permite obter o Estatuto de Investidor da Diáspora encontram-se disponíveis aqui

***

Um mês após a disponibilização do Estatuto de Investidor da Diáspora registam-se já 50 pedidos de emissão deste estatuto. Os pedidos chegaram sobretudo de França, Estados Unidos da América, mas também dos Países Baixos, Alemanha, Andorra, Angola, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Luxemburgo, Marrocos, Moçambique, Peru, Reino Unido, Suíça ou Uganda.

Conheça os objetivos e linhas de ação gerais do PNAID, potenciais destinatários do programa e informação prática, designadamente sobre como obter o Estatuto de Investidor da Diáspora e os contactos para os quais deverão ser remetidas eventuais dúvidas ou solicitadas informações adicionais no folheto abaixo.

pnaaaaaaid1

pnaiiiid2

  • Partilhe