a2.png    a1.png

      • Cidadãos portugueses e seus familiares que tenham estabelecido a residência no Reino Unido até ao dia 31 de dezembro de 2020

Os cidadãos portugueses e os seus familiares que tenham estabelecido a sua residência no Reino Unido até ao dia 31 de dezembro de 2020, têm de se candidatar ao estatuto de residente no âmbito do EU Settlement Scheme, e obter o estatuto de residente permanente (settled status) ou provisório (pre-settled status). O prazo para submissão de candidaturas termina a 30 de junho de 2021. A submissão de candidaturas ao estatuto de residente no âmbito do EU Settlement Scheme é gratuita.

Para submeter a sua candidatura no âmbito do EU Settlement Scheme carregue aqui. Para informações em português, clique aqui.

  • Cidadãos portugueses que pretendam estabelecer a sua residência no Reino Unido após 01 de janeiro de 2021

Desde o dia 1 de janeiro de 2021, os cidadãos portugueses que pretendam residir no Reino Unido e não sejam elegíveis ao estatuto de residente no âmbito do EU Settlement Schemee, têm de requerer, antes da sua partida para o Reino Unido, um visto no âmbito do novo sistema de imigração britânico (UK Points-based Immigration System).

Para mais informações sobre os critérios exigidos e o processo de candidatura, clique aqui. Para informações em português clique aqui.

Em caso de dúvidas sobre a necessidade de visto, poderá informar-se aqui. Sugere-se também a leitura das informações presentes no folheto sobre o direito a trabalhar no Reino Unido, disponível aqui.

  • Entradas no Reino Unido

Os cidadãos portugueses que pretendam entrar no Reino Unido para estadias de curta duração, normalmente inferiores a 6 meses, podem fazê-lo utilizando o seu Cartão de Cidadão válido, até ao dia 30 de setembro de 2021. A partir do dia 1 de outubro de 2021, será necessário Passaporte para visitar o Reino Unido.

Dependendo das circunstâncias, poderá ser também necessário requerer um visto para viagens de trabalho. Saiba mais aqui.

Os cidadãos titulares de um estatuto de residente permanente (settled status) ou provisório (pre-settled status) ao abrigo do EU Settlement Scheme poderão continuar a usar o Cartão de Cidadão para entrar no Reino Unido até, pelo menos, 31 de dezembro de 2025. Para mais informações, clique aqui.

  • Partilhe